Páginas

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Quem é Kwan Yin, Kannon, Cherezing




Na India antiga e ainda na moderna era comum se "personificar"  arquétipos, 
conceitos e até mesmo sutras (existe uma imagem atribuida ao Sutra do Coração!).
Ou seja, as pessoas pegavam algo como a COMPAIXAO ou a SABEDORIA, 
utilizam aspectos físicos que se relacionam a tais "conceitos" e PERSONIFICAVAM-NO.
Então, de maneira simples, para um leigo,
Avalokitesvara é a personificação da compaixão!

Prof.  Mauricio Ghigonetto  - Budismo Shin

 “ essa questão de Bodhisattva e Deva, embora, não tem nada de errado em se dizer que Kannon também é uma Deusa da Compaixão, pois ela pode se manifestar assim, no mundo, se ela sentir que é necessário. Mas é só para não confundir com a questão de que ela "seja" uma deusa, mas sim que ela pode "se manifestar" como uma.

No Budismo, existe a concepção de vários planos de existência nos quais os seres vivos transmigram de momento a momento, de existência a existência. Como esses planos são caracterizados pelos estados mentais, são simbolizados como uma Roda e chamada de Sansara. Esse Sansara possui 6 planos: 
- Mundo de sofrimento infernal.
- Mundo dos fantasmas famintos.
- Mundo animalesco.
- Mundo dos titãs combatentes (também chamados de semi-deuses).
- Mundo humano.
- Mundo dos deuses (em sânscrito: devas).

Nesses planos, os seres estão constante transmigração e mesmo os Devas (deuses e deusas) estão presos a ele e quando o seu karma benéfico se consome, o ser pode renascer em qualquer um dos outros planos.
Para além do Sansara, existem outros planos que já estão livres do Sansara, que grosso modo podemos expressar como:

- Plano dos Shrávakas (aqueles que atingem o estado de não retrocesso através do ouvir e praticar sob a orientação de um mestre).

- Pratiekabuddhas (aqueles que atingem o estado de não retrocesso ao se encontrarem com o ensinamento, mas que praticam sozinhos).

- Bodhisattvas (aqueles que atingem o estado de não retrocesso, chegam ao ponto de adentrar no Estado Búdico do Nirvana – o Estado Incondicionado – mas que fazem o Voto de permanecer atuando no mundo para o benefício dos seres humanos).

O Bodhisattva, portanto, é o ser que já tem a plena capacidade para a Suprema Iluminação, mas ainda tem que passar por 10 moradas e 52 graus de realização. Alguns Bodhisattvas ainda, não são seres que evoluíram da ignorância, mas sim, são manifestação de algum Buddha ideal, como no caso do Buda Amida, o Buda da Vida e Luz Infinitas que manifesta sua Compaixão fazendo surgir o Bodhisattva Avalokitesvara, e sua Sabedoria fazendo surgir o Bodhisattva Mahastamaprapta.

No caso de Avalokitesvara, esse Bodhisattva se manifesta no mundo através de 33 formas que vão desde as mais lindas e singelas formas femininas, até algumas terríveis com cabeça de cavalo. Ele é conhecido como Kanjizai, nos Sutras Prajna Paramita, como Kanzeon ou Kannon em outros Sutras como os Sutras da Terra Pura e o Sutra do Lótus da Lei Maravilhosa.

Existe também a crença de que Kannon pode se manifestar sob a forma humana, como no caso do Budismo Tibetano que considera o Dalai Lama como manifestação de Kannon e do Budismo Japonês que considera o Príncipe Regente Shotoku-Taishi como também uma manifestação de Kannon.”

Abraço fraternal. Gasshô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário