por Samanta Lobo, redação ONNE
Localizado em Parelheiros, o Templo Quan-Inn é uma bela representação da cultura budista em São Paulo. Construído em estilo chinês, por imigrantes, o lugar representa os esforços deste povo em preservar e respeitar a doutrina budista.
Cultura oriental fortemente preservada
Arquitetura única chinesa
Os funcionários do templo são voluntários, como Wei Ling. Ele explica que a obra, fiel à arquitetura oriental, é um centro que reafirma a identidade chinesa: "os freqüentadores encontram no templo os traços preservados do sentimento de espiritualidade".
No teto do templo, o Yin Yang
Há três estátuas de Budas que adornam os altares do lugar. São elas "Quan Inn", "Wan Shu" e "Pu Xian". Para sua construção, o tempo contou com apoio do Governo da China e de Taiwan; e com 20 anos de trabalho do idealizador Hsu Tieh.
O lugar abre aos domingos para visitação, e tanto orientais quanto brasileiros adeptos do budismo freqüentam o templo para a busca da tão almejada elevação espiritual. É um pedaço da cultura chinesa que chegou em São Paulo para encantar os olhos e engrandecer crenças no melhor estilo possível.
http://www.quan-inn.org.br/
fonte: http://www.onne.com.br/materias/decoracao/5380/oriente_a%C2%A0_paulista
O Idealizador:
O Sr. Hsu Tieh maior responsável pela construção e iniciativa do templo Quan Inn do Brasil disse que a construção em estilo chinês do Templo representa o desejo ardente de todos os imigrantes. A China é um país tipicamente budista, a confiança das pessoas no espírito é sincera.
A importância da construção em estilo chinês do Templo Budista está em prolongar a religião, a fé e a cultura tradicional inerente à China, além de fortalecer as famílias dos imigrantes chineses com fundamentos éticos e morais e a educação tradicional da cultura chinesa, objetivando obter maior intimidade e melhorar o relacionamento entre os imigrantes, havendo um acompanhamento da cultura chinesa e fazendo com que eles não reclamem nem arrependam-se de terem formado "descendentes do dragão". (descendentes chineses).
Justamente porque o Templo Budista está localizado na América do Sul, todos os migrantes precisam e desejam a finalização do projeto com todo esforço e apoio. Dez anos se passaram e milhares de imigrantes doaram dinheiro, ajuda e força, fazendo com que o andamento da obra continuasse sem dificuldades. Dentro de um campo originalmente selvagem surgiu um templo dourado e iluminado,já com sua forma definitiva.
Hoje, no centro de templo principal existem três estátuas de grandes Budas chamadas "Quan Inn", "Wan Shu", "Pu Xian".
A obra do Templo Quan Inn do Brasil foi criação dos imigrantes, e realizada através de seus próprios esforços e em respeito à crença do povo chinês no Templo da Doutrina Budista, que representa um foco transcedental do lugar sagrado da Doutrina Budista.
O término da construção será útil e irá repercurtir entre os imigrantes melhorando o relacionamento e a comunicação, desenvolvendo e valorizando a ética moral de origem e cultura chinesa. Por isso, as contribuições para a construção do Templo Quan Inn foram realizadas não só para os Budistas, como também para todos os chineses da América do Sul e do mundo inteiro participarem deste objetivo espiritual.
O Sr Hsu Tieh, chefe e coordenador da equipe de construção há vinte (20) anos empenhou-se com grande esforço e, ao mesmo tempo, recebeu total apoio do Governo da China e de Taiwan. Os chineses do Brasil e do mundo inteiro estão esperando a realização desse sonho.
Os chineses buscam a espiritualidade não importando-se como, e todos conseguiram manter sua sabedoria e perseverança, seguindo a grande luz de sua Cultura Nacional. Hoje, o Templo Quan Inn do Brasil continua em construção, e desejamos expressar nossa profunda gratidão a todos que beneficiaram a grande realização, os vários planejamentos e os múltiplos donativos recebidos.
O Templo Quan Inn do Brasil é uma evidência que expressa a cultura chinesa e representa a esperança de dias melhores para todos que participam deste importante evento, bem como, para seus descendentes e toda humanidade.
fonte:http://wikimapia.org/2412195/pt/Templo-Quan-Inn
Mais informações pesquisadas na net com fonte logo abaixo do texto:
Dizem que o brilho da cultura chinesa está na sabedoria e capacidade de preservação do povo chinês.
Há muito tempo atrás na imensidão da China e na maravilhosa ilha de Taiwan existia um estilo de templo Budista que transmitia um sentimento indescritível.
O grande Tempo Quan Inn está localizado a 29Km de distância ao sul da bela cidade, em uma área de 40.000 m2, com desníveis do terreno atingindo 18m de altura.
A história dos imigrantes chineses no Brasil começou há 100 anos atrás, hoje já são 100.000 chineses. Entretanto, a vida dos primeiros restringia-se a ambientes fechados, ficavam isolados e sem atividade, sentiam-se sem qualquer apoio;
Foto:Elsa Regis
a nova geração recebeu educação, e gradualmente foram se ocidentalizando e distanciaram-se desta forma da cultura tradicional chinesa; os imigrantes recém chegados no início sentiam falta do país de origem, viviam sob pressão com sérios problemas espirituais,
depressões, e tudo isso representou um fenômeno psicológico e cultural, com conseqüente perda de equilíbrio; isso fez com que os chineses de ultramar tomassem a decisão de procurar resolver este sério problema.
O Sr. Hsu Tieh maior responsável pela construção e iniciativa do templo Quan Inn do Brasil disse que a construção em estilo chinês do Templo representa o desejo ardente de todos os imigrantes.
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&source=hp&q=TEMPLO+CHINES+-acupuntura-parelheiros&btnG=Pesquisa+Google&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
Fonte: http://regisangels.blogspot.com/