Lápis Lazúli - Pedra Purificadora Mental e Espiritual
Lápis-Lazúli , conhecido também como Lápis, é uma rocha metamórfica de cor azul utilizada como gema ou como rocha ornamental desde antes de 7000 a.C. em Mehrgarh, na Índia, situado nos dias de hoje no Paquistão. A sua cor, azul-escura e opaca, fez com que esta gema fosse altamente apreciada pelos faraós egípcios, como pode ser visto por seu uso proeminente em muitos dos tesouros recuperados dos túmulos faraônicos. É ainda extremamente popular hoje. Trata-se de uma rocha, e não de um mineral, porque é composta de vários minerais. A primeira parte do nome, lápis, em latim, significa pedra. A segunda parte, lazúli, é a forma genitiva no latim de lazulum, que veio do árabe (al)- lazward, ou do sânscrito Raja Warta, significando anel, vida do rei. Lazúli era originalmente um nome, mas logo veio a significar azul por causa de sua associação com a pedra.
No antigo Egito, o lápis-lazúli era a pedra favorita para amuletos e ornamentos Para eles o lápis-lazúli simbolizava a água como elemento primordial da criação e era colocado juntamente com as múmias para substituir o coração e fazer a regeneração no outro mundo. É preciso lembrar que os egípcios davam grande valor à vida no Além e acreditavam que precisariam do seu corpo para viverem neste mundo, razão pela qual os corpos eram mumificados e sepultados com todo o tipo de artefatos que pudessem vir a ser necessários na sua vida depois da morte, era venerado como mensageiro do céu. Colocavam nos olhos dos faraós quando eles morriam para que eles pudessem ver as portas de entrada para a outra vida. Os egípcios trituravam esta pedra para obter um pigmento que usavam para decorar as vestes sacerdotais e os Templos. Para além disso era considerado um poderoso amuleto e o seu pó utilizado como cosmético pelas mulheres como sombra para os olhos. O lápis-lazúli era consagrado à deusa Ísis e os sacerdotes acreditavam que através de um processo de meditação com esta rocha era possível entrar em contacto com os deuses. O lápis-lazúli não era considerado importante apenas no Egito. Também na China era considerado como uma das Sete Coisas Preciosas. Como inscrito no capítulo 140 do Livro dos Mortos egípcio, o lápis-lazúli, na forma de um olho ajustado no ouro, foi considerado um amuleto de grande poder. No último dia do mês, oferecia-se este olho simbólico, porque se acreditava que, nesse dia, um ser supremo colocou tal imagem em sua cabeça. Os antigos túmulos reais sumérios de Ur, situados perto do rio Eufrates no baixo Iraque, continham mais de 6000 estatuetas belamente executadas, de lápis-lazúli, de pássaros, cervos e roedores, bem como pratos, grânulos e selos de cilindro. Estes artefatos vieram indubitavelmente do material minado em Badakhshan no norte do Afeganistão. Também na Suméria é possível encontrar importantes vestígios da utilização desta rocha onde foram encontradas mais de 6000 estatuetas de vários animais.
Mais tarde os romanos acreditavam que o lápis-lazúli era um afrodisíaco, ao passo que na Idade Média era utilizado por se acreditar nas suas qualidades curativas em relação a doenças de pele. Durante muito tempo este azul era admirado e utilizado pelos artistas. O pó triturado desta rocha era utilizado como pigmento e era conhecido não só pela sua beleza como pelo seu preço extremamente elevado.
É uma pedra purificadora mental e espiritual. Desenvolve a estabilidade e o poder da mente para possibilitar a atuação das forças espirituais. Acalma a mente, os pensamentos e ajuda a superar a depressão. Traz paz interior.
Fortalece a auto-estima e a auto confiança. Realça estados de serenidade e auto-aceitação. Traz sucesso nos relacionamentos. É capaz de solucionar problemas emocionais decorrentes de conflitos interiores.
Também pode ser usada como pedra protetora de perigos físicos e ataques psíquicos.
Ajuda a expressar as opiniões. Se tiver problemas na garganta ou na comunicação causados por sentimentos reprimidos (raiva), o Lápis-Lazúli desbloqueia esta situação.
Alivia a insonia (coloque uma pedra debaixo do travesseiro). Trata o sistema imunológico. Alivia a febre. Também é um anti-inflamatório. Remove altos níveis de cansaço. Também se pode usar para tratar problemas do timo, da medula óssea e de vertigens.
Este cristal deve usar-se nos chakras superiores especialmente no chakra da garganta e no terceiro olho.
Utilizar em conjunto com a ametista, quartzo rosa ou aventurina verde.Aumenta nossas energias positivas, Promovendo a intuição, Proporciona profunda meditação.
O Lápis-Lazúli é como uma luz em nossa alma, uma força pura que nos abre portões desconhecidos.
Fonte: wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário