quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Losar Ano Novo tibetano 2139





ANO NOVO TIBETANO DE 2139

Quando: 22 de fevereiro de 2012 
Onde: Tibet
Losar significa literalmente Ano Novo. 
O Festival Losar no Tibete é o maior evento do ano. Comemorado com grande fervor o evento está cheio de cerimônias antigas que comemoram a luta entre o bem e o mal. 
O povo tibetano sair nas ruas e cantar, passar tochas de fogo, dançar e cantar - um momento de alegria geral, essencialmente!
O último dia do ano anterior é um dia para se preparar para o próximo Ano Novo. 
Os mosteiros são todos enfeitados com as melhores decorações e uma cerimônia de bênção é realizada no primeiro dia do Losar.
 Casas estão pintadas , as famílias se vestem com roupas novas, boa comida e pratos especiais são cozidos e há um maravilhoso ar de expectativa de que o Ano Novo se mantém. 

«Manda a tradição que, na véspera do Ano Novo Tibetano, se sirva uma sopa especial de nome guthuk.
 Para além do caldo, a sopa é composta por pequenas bolinhas de massa dentro das quais são colocados diversos ingredientes, cada qual com um significado divertido ligado ao carácter da pessoa que os comerá! Desta forma, se dentro da nossa bolinha da sopa encontrarmos por exemplo uma malagueta, tal significará que a pessoa é muito faladora, tem a língua muito "afiada"! Se encontrarmos ingredientes de cor branca, tais como sal, lã ou arroz tal é um muito bom sinal, significa que somos gentis e ternurentos»!

O modo como se vive esta passagem, bem como os primeiros 15 dias seguintes (Dias dos Milagres feitos pelo Buda), é considerado muito poderoso em relação ao decurso de todo o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário