quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Milarepa

Milarepa nasceu em 1052 d.C. e foi chamado de Thopaga, que significa "encantador de se ouvir". Seu pai, possuidor de uma grande riqueza, morreu quando Milarepa era ainda muito novo, seu tio roubou toda a herança da família. Atendendo ao pedido de sua mãe, Milarepa aprendeu magia negra, e matou muitas pessoas relacionadas ao seu tio. Depois de um tempo, Milarepa se arrependeu e partiu a procura de um mestre espiritual. Ele achou Marpa, o Tradutor, como era conhecido, que o tratou de maneira bastante dura.

Por muito tempo Marpa se recusou a dar qualquer tipo de ensinamento a Milarepa, e ao invés disso, deu-lhe uma série de tarefas árduas e frustrantes cada vez maiores como conseqüência de todos os males que ele havia trazido às pessoas. Elas foram usadas como meios de purificação para Milarepa, como exemplo, Marpa mandou Milarepa construir uma casa a mão, e quando estava pronta, mandou demoli-la completamente para reconstruí-la mais uma vez em um outro lugar próximo. Milarepa construiu e demoliu varias casas dessa maneira.
Marpa então lhe deu muitos ensinamentos e iniciações. Milarepa praticou por muitos anos com grande energia morando sozinho em uma caverna e alimentando-se apenas de folhas de urtiga. Sob a orientação de Marpa ele alcançou a iluminação apesar do mau que criou no começo de sua vida.
Milarepa é famoso por suas muitas canções que compôs para explicar suas realizações espirituais.

"Medite na natureza não nascida de sua mente:
Como o espaço, sem centro, sem limite;
Como o sol e a lua, brilhante a clara;
Como a montanha, imóvel, inabalável;
Como o oceano, profundo, imensurável."
- Milarepa