domingo, 13 de abril de 2008

Kuan Yin, em Pé ou Sentada na Flor de Lotus


Nos dias presentes, o povo chama Kuan Yin de Kuan Shih Yin, que em chinês significa “escutadora de pranto” (choro, lágrimas).

Quando a energia dela se faz presente, por exemplo, nos cursos de Magnified Healing, muita gente chora mas é um choro diferente, compassivo, calmo, comtemplativo, especialmente homens chorando. Ela é representada em diversas formas físicas: na forma mais comum ela aparece em pé e mesmo assim de diversas maneiras: vestida de branco, as vezes com a perna esquerda levantada (da mesma forma que Nossa Senhora da Conceição aparece levantando a direita), com um leve manto da cabeça aos pés, com um rosário na mão e um vaso com um liquido chamado de “doce orvalho”.

As vezes ela aparece com cintos de salgueiro. As vezes essa mesma imagem aparece sentada com uma flor de lótus ou com um menino nos braços ou ao lado. Os historiadores orientais dizem que essa forma com uma criança no colo era para atender às mulheres que queriam engravidar e lhe pediam ajuda. Ainda hoje há o culto a Kuan Yin pelas mulheres com dificuldade de engravidar. O vestido branco dá conotações especiais para os chineses, que a têm como a cor da morte, do luto, isto é uma reverência às outras dimensões não-terrenas, não tem nada a ver com tristeza.


Ao se vestir de branco Kuan Yin se posiciona diante da imortalidade cortando os laços do ciclo reencarnatório do sofrimento. Ainda em pé, exibe um pássaro segurando seu rosário, um ramo de carvalho e o Lótus Sutra (uma oração em forma de poema). As vezes está acompanhada de Shan Tsái e Lung Nü, irmã e irmão na encarnação de Kuan Yin conhecida como Miao Shan. Esses irmãos jamais reencarnaram e passaram a ajudar a Kuan Yin quando ela precisa da forma deles.


Aspirando servir Corujinha do Vale /


Silvia Montone
Uma humilde seguidora de Kwan yin http://corujinhadovaleartesanato.blogspot.com/
artesanato dedicado a Divindades
comunidade no orkut

Nenhum comentário:

Postar um comentário