terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Templo de Quan yin em São Paulo e um pouco de sua história

Templo budista em São Paulo preserva os fortes traços da cultura e da arquitetura chinesa

por Samanta Lobo, redação ONNE

Localizado em Parelheiros, o Templo Quan-Inn é uma bela representação da cultura budista em São Paulo. Construído em estilo chinês, por imigrantes, o lugar representa os esforços deste povo em preservar e respeitar a doutrina budista.





                                                          Cultura oriental fortemente preservada
 

                                                                      Arquitetura única chinesa

Os funcionários do templo são voluntários, como Wei Ling. Ele explica que a obra, fiel à arquitetura oriental, é um centro que reafirma a identidade chinesa: "os freqüentadores encontram no templo os traços preservados do sentimento de espiritualidade".



                                                         No teto do templo, o Yin Yang
Há três estátuas de Budas que adornam os altares do lugar. São elas "Quan Inn", "Wan Shu" e "Pu Xian". Para sua construção, o tempo contou com apoio do Governo da China e de Taiwan; e com 20 anos de trabalho do idealizador Hsu Tieh.









O lugar abre aos domingos para visitação, e tanto orientais quanto brasileiros adeptos do budismo freqüentam o templo para a busca da tão almejada elevação espiritual. É um pedaço da cultura chinesa que chegou em São Paulo para encantar os olhos e engrandecer crenças no melhor estilo possível.










                                                                  Os funcionários do templo são voluntários, como Wei Ling. Ele explica que a obra, fiel à arquitetura oriental, é um centro que reafirma a identidade chinesa: "os freqüentadores encontram no templo os traços preservados do sentimento de espiritualidade".


  http://www.quan-inn.org.br/

 fonte: http://www.onne.com.br/materias/decoracao/5380/oriente_a%C2%A0_paulista


O Idealizador:
O Sr. Hsu Tieh maior responsável pela construção e iniciativa do templo Quan Inn do Brasil disse que a construção em estilo chinês do Templo representa o desejo ardente de todos os imigrantes. A China é um país tipicamente budista, a confiança das pessoas no espírito é sincera.



A importância da construção em estilo chinês do Templo Budista está em prolongar a religião, a fé e a cultura tradicional inerente à China, além de fortalecer as famílias dos imigrantes chineses com fundamentos éticos e morais e a educação tradicional da cultura chinesa, objetivando obter maior intimidade e melhorar o relacionamento entre os imigrantes, havendo um acompanhamento da cultura chinesa e fazendo com que eles não reclamem nem arrependam-se de terem formado "descendentes do dragão". (descendentes chineses).

Justamente porque o Templo Budista está localizado na América do Sul, todos os migrantes precisam e desejam a finalização do projeto com todo esforço e apoio. Dez anos se passaram e milhares de imigrantes doaram dinheiro, ajuda e força, fazendo com que o andamento da obra continuasse sem dificuldades. Dentro de um campo originalmente selvagem surgiu um templo dourado e iluminado,já com sua forma definitiva.

Hoje, no centro de templo principal existem três estátuas de grandes Budas chamadas "Quan Inn", "Wan Shu", "Pu Xian".


A obra do Templo Quan Inn do Brasil foi criação dos imigrantes, e realizada através de seus próprios esforços e em respeito à crença do povo chinês no Templo da Doutrina Budista, que representa um foco transcedental do lugar sagrado da Doutrina Budista.


O término da construção será útil e irá repercurtir entre os imigrantes melhorando o relacionamento e a comunicação, desenvolvendo e valorizando a ética moral de origem e cultura chinesa. Por isso, as contribuições para a construção do Templo Quan Inn foram realizadas não só para os Budistas, como também para todos os chineses da América do Sul e do mundo inteiro participarem deste objetivo espiritual.


O Sr Hsu Tieh, chefe e coordenador da equipe de construção há vinte (20) anos empenhou-se com grande esforço e, ao mesmo tempo, recebeu total apoio do Governo da China e de Taiwan. Os chineses do Brasil e do mundo inteiro estão esperando a realização desse sonho.


Os chineses buscam a espiritualidade não importando-se como, e todos conseguiram manter sua sabedoria e perseverança, seguindo a grande luz de sua Cultura Nacional. Hoje, o Templo Quan Inn do Brasil continua em construção, e desejamos expressar nossa profunda gratidão a todos que beneficiaram a grande realização, os vários planejamentos e os múltiplos donativos recebidos.

O Templo Quan Inn do Brasil é uma evidência que expressa a cultura chinesa e representa a esperança de dias melhores para todos que participam deste importante evento, bem como, para seus descendentes e toda humanidade.
fonte:http://wikimapia.org/2412195/pt/Templo-Quan-Inn

Mais informações pesquisadas na net com fonte logo abaixo do texto:

Dizem que o brilho da cultura chinesa está na sabedoria e capacidade de preservação do povo chinês.






Há muito tempo atrás na imensidão da China e na maravilhosa ilha de Taiwan existia um estilo de templo Budista que transmitia um sentimento indescritível.

O grande Tempo Quan Inn está localizado a 29Km de distância ao sul da bela cidade, em uma área de 40.000 m2, com desníveis do terreno atingindo 18m de altura.

A história dos imigrantes chineses no Brasil começou há 100 anos atrás, hoje já são 100.000 chineses. Entretanto, a vida dos primeiros restringia-se a ambientes fechados, ficavam isolados e sem atividade, sentiam-se sem qualquer apoio;


                                             Foto:Elsa Regis


a nova geração recebeu educação, e gradualmente foram se ocidentalizando e distanciaram-se desta forma da cultura tradicional chinesa; os imigrantes recém chegados no início sentiam falta do país de origem, viviam sob pressão com sérios problemas espirituais,


depressões, e tudo isso representou um fenômeno psicológico e cultural, com conseqüente perda de equilíbrio; isso fez com que os chineses de ultramar tomassem a decisão de procurar resolver este sério problema.

O Sr. Hsu Tieh maior responsável pela construção e iniciativa do templo Quan Inn do Brasil disse que a construção em estilo chinês do Templo representa o desejo ardente de todos os imigrantes.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&source=hp&q=TEMPLO+CHINES+-acupuntura-parelheiros&btnG=Pesquisa+Google&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=


Fonte: http://regisangels.blogspot.com/

5 comentários:

  1. Parabéns por essa linda postagem!
    OM, Paz, Amém

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvia ,eu gostaria de ter o endereço do templo em Parelheiros ,eu só conheço o mosteiro Zu Lai em Cotia que tem um alinda estátua de Kwan Yin na entrada. Você sabe quem faz a iniciação de Kwan Yin em São Paulo ?Um abraço Ruth Botelho

    ResponderExcluir
  3. Ganhei uma imagem da deusa Kuan-yn. Não sabia da existência desse templo em Parelheiros. Gostaria muito de visitá-lo. Qual a
    referência para que possamos encontrá-lo. Fiz até um curso em São Paulo sobre a Deusa e achei maravilhoso. Um grande e fraternal abraço. Thereza Minkevicius. therezamink3@gmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thereza, o site do templo http://www.quan-inn.org.br/ aqui vc enconbtra o tel e endereço . As visitas são aos domingos mas ligue antes para saber neste periodo como funcionará. Bjs

      Excluir