domingo, 10 de março de 2013

Simbolismo do Lótus Vermelho


A flor de lótus tem inspirado as pessoas em todo o mundo como um símbolo. Cada cor tinha seu significado. O lótus branco ficou para "Iluminação", azul claro para a justiça. A cor do lótus vermelho significa carinho e compaixão.
Na China, houve um verdadeiro lótus-cultura. O lótus era um símbolo comum de amor, beleza e harmonia. Um exemplo marcante é a "Ode à Lótus" por Zhou Dunyi (1017-1073), conhecido como "primeiro neo-confucionista" o conceito yin yang ao princípio básico do universo:


Reflexões sobre o Amor da Flor de Lótus:
Existem várias lindas flores na grama ou as árvores, tanto na água e na terra.
Durante a Dinastia Jin, realizada Tao Yuanming crisântemos apenas.
desde a Dinastia Tang, pessoas cultivarão muito da peônia.
Eu amo especialmente o lótus que cresce da lama, mas permanece intocado limpo, limpo por água pura, mas não atraente,  sua média é vago, contém, assim, o vazio de lótus,
eles crescem em linha reta e não tem ramos ou caules rastejantes,
seu cheiro é mais suave ao longe, seu tronco é reto, fino e puro,
que pode ser melhor apreciado a partir de uma distância, mas não muito perto.
Eu vejo o crisântemo como um eremita e a peônia como uma pessoa de alto status e riqueza,
por outro lado, eu vejo o lótus como um homem-concurso cultivada.
Ai de mim! Sobre o amor de crisântemos raramente ouve nada, exceto do Tao Yuanming,
onde são as pessoas que, como eu, gostam da flor de lótus?
cujo amor de peônias, há obviamente muito!

Neste quadro antigo se vê Zhou Dunyi enquanto ele estava meditando lótus lagoa contempla. Ele se senta e olha para ele. Essa atitude é essencial para o simbolismo. Zhou Dunyi não é um lótus imaginário, ele observa o existente realmente. Esta contemplação da cena natural é para ele uma fonte de espiritualidade. O simbolismo da flor de lótus, neste contexto, poderia ser descrito como "naturalismo espiritual", uma experiência espiritual que se encontra na contemplação da natureza.


Por que a espiritualidade é diferente "Ode à Lótus" a partir de uma observação científico-biológica. A abordagem também difere de uma figura puramente religiosa como as encontradas na interpretação de Kamala, a deusa hindu da riqueza espiritual, ou como em algumas representações de Tara ou Kuan Yin, a Deusa da Compaixão. O Buda fica em um, Zhou lótus observação Dunyi.
O centro da flor de lótus se assemelha a uma colméia ou um ninho de vespas. Há muitas pequenas caixas. Com uma interpretação contemporânea, é o centro da flor de lótus simboliza para mim uma sociedade respeitadora multicultural, à diversidade humana, sob a proteção de um governo neutro. Cada caixa é, assim, um dado cultural, a carne do pistilo é a estrutura que lhes permite viver.

Fonte: http://www.derodelotus.be  tradução livre Silvia Montone

Nenhum comentário:

Postar um comentário